sábado, 29 de dezembro de 2007

tempo de chavões e despedidas

Na madrugada do dia 26, um amigo querido foi embora. Ele estava doente, no hospital, e não sobreviveu. Foi muito rápido. Nós - os amigos - fomos informados da situação quando ele já estava na UTI e em menos de duas semanas ele faleceu.


O Alex - é o nome do meu amigo: Alex Neves - gostava muito de trabalhar. Muito, muito. Trabalhou além das forças, ignorou os sinais de fraqueza do corpo, parou só porque foi internado e aí já não dava mais tempo, mas não dava pra saber. Ele era bailarino, coreógrafo, professor, tinha 39 anos.


Durante este ano ele foi meu professor de dança. Eu tinha comentado com ele que minha decisão de ano-novo (no caso, o ano que termina) era aprender a dançar decentemente. Ele espalmou minha mão na sua, disse "arrasou!" e desde então estabelecemos esta relação nova, de professor e aluna. Já éramos colegas e amigos há seis anos, estávamos na nossa terceira peça juntos. Como professor, ele era de uma competência ímpar. O que sempre me impressionava era o bom-humor e a disposição para tentar de outro jeito. E a vontade de estar ali, onde quer que ali fosse. A aula se estendia para além da hora e meia, aí ficávamos sem almoço porque o ensaio já era dali a uma hora e ele chegava no teatro feliz como se tivesse ido pra casa, tomado um banho e batido um prato de feijão com bife.


Estou triste, os amigos estão tristes, foi rápido, não deu tempo de ir ao hospital e falar "peraí". Está esquisito pensar que as coisas continuam sem ele, quando continuarem. Mas continuam, eu sei. Esta consciência só me faz pensar novamente neste trajeto, nesta viagem que fazemos, no tempo que passamos olhando para frente, para a cenoura sempre adiante, e no tempo que passamos olhando pra paisagem, em que prestamos atenção no vento, no calor ou na chuva, nos companheiros de estrada, nos detalhes do caminho.


Caminhar, tentar saber pra onde, olhar a paisagem, tentar fazer sentido.


Chavão abre porta grande, já dizia o Itamar Assumpção. Pois é.

Nenhum comentário: