quinta-feira, 16 de abril de 2009

7 - O Musical

Ai, meu coração...



Assisti a um ensaio geral de 7 - O Musical ontem à noite, no Teatro Sérgio Cardoso. Voltei para casa com o coração aos pulos, certa de que tínhamos visto a preparação de uma obra-prima. Ainda no calor da hora e com o entusiasmo de quem foi encantada, não tenho nenhum pudor em afirmar que apareceu um grande musical brasileiro para o século 21.

7 tem música original composta por Ed Motta, letras de Cláudio Botelho e texto de Charles Moeller. A música é des-lum-bran-te, complexa, com fortes passagens jazzísticas, mas muito ritmo e harmonia brasileiros, a orquestração é genial, cheia de cordas dedilhadas, leve, chorona, valorizando as vozes, é tudo muito bonito. Eu preciso ouvir isto mais dez vezes.


O roteiro, excelente, macabro, fecha todas as pontas. Bem contado, rico em personagens interessantes, apresenta bem a história e seus protagonistas. Conta a história de uma mulher - Amelia - que faz um trabalho de magia negra para ter seu homem de volta. Ao mesmo tempo, há um paralelo com a história da Bruxa, que deseja destruir Branca de Neve por sentir inveja da sua beleza. As histórias se fecham. Não me perguntem como: Vão assistir 7.




Se a obra é brilhante, a montagem não foi menos do que genial na escalação do seu elenco: a escolha de Rogéria e Zezé Motta, como os dois pólos místicos da peça, foi de uma felicidade absurda. Eliana Pittmann tem uma voz rouca ancestral que convence qualquer um de sua sabedoria. E Susana Fainni, que entrou substituindo a saudosa Ida Gomes, está igualmente magnífica.

Alessandra Maestrini é uma força da natureza. Alessandra Verney é perfeita como a mulher mais linda do mundo, pois até quando está horrível traz uma delicadeza e uma fragilidade de princesa. Jarbas Homem de Mello é um ator corajoso e emocionante.

Exacerbei? Tô transbordando de entusiasmo. Repertório novo, peça nova! Viva!

A estréia oficial em São Paulo está marcada para sexta feira.


Gente, e só pra deixar registrado: a Zezé Motta é uma loucura! É ridículo que esta mulher não tenha se transformado numa Deusa Pop aqui no país.

Mais um bom motivo para ver 7 - o Musical: Zezé Motta em todo o seu esplendor.

2 comentários:

st denis disse...

Tô passada com a postagem de 7 -O Musical. Que bombe que bombe que bombe.

Denny Naka disse...

Também achei perfeito o 7.!! Quero assistir mais vezes!