quarta-feira, 19 de novembro de 2008

tempos augustos


Passei pela minha nebulosa mensal (ou mental, também serve). Foram dois dias este mês - mas digo isto por enquanto, pois só atacou um lado da cabeça até agora. São períodos em que desisto e não faço nada, durante o tempo em que A Dor dura.

Achava que ia conseguir praticar meditação durante a crise, pois tenho treinado um pouquinho todos os dias nas ultimas semanas, e que a meditação pudesse ajudar a atenuar o mal-estar. Quá.

Bão, estava eu esta tarde na padaria, comemorando o meu regresso com um café e uma rabanada, e a meu lado estava um senhorzinho e sua senhora, tomando seus respectivos cafés. O senhorzinho suspirou:

- É preciso lembrar Augusto: "Apressa-te lentamente"!
A senhorinha acedeu, sorrindo. Repetiu:
- "Apressa-te lentamente!"
- Um gênio, este Augusto. Trinta anos antes de Cristo!

Os dois sorriram. Furiosamente, minha cabeça tentava processar o aforismo. Como assim? É lindo, sem dúvida, mas o que quer dizer? Quase fui perguntar, mas achei que não ficava bem. Vamos lá, eu já fui boa nisto: "Apressa-te lentamente". É para aproveitar a pressa? É para não ter pressa em chegar na frente? É para confundir o adversário? É para prestar atenção no caminho?

Devia ter perguntado.

Chego à conclusão de que é mais fácil desacelerar de súbito do que apressar-se lentamente.

3 comentários:

Nara disse...

Anna, o Calvino naquele seis propostas - que são cinco [todo mundo fala isso!], quando fala sobre a rapidez, vem com essa frase em italiano f e s t i n a l e n t e (apressa-te lentamente), e com uma explicação, sim.

vá lá!

- mas pra dizer também que sempre venho aqui ler esses textos na medida. Os meus estão cada vez mais cheios de excessos - vou aprendendo.

bjs

Unknown disse...

Ouiés! Realmente você é boa nisso. "Não ter pressa em chegar na frente" poderia ser uma frase do Bashô.
Ommm...

st denis disse...

Penso que passa um pouco por escutar o silêncio nos ruídos todos que vimos provocando. Sentar e sorrir, se é que consigo ser clara, sendo kusum.
Björkzzzzzzz 1000