segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

análise sintática

Pedrão* é – entre outras atividades - músico de estúdio. Significa que ele acompanha todo o tipo de banda que precisar de um tecladista. Por exemplo, um conjunto que normalmente só tem percussão e violão na formação original vai usar os serviços do Pedrão na hora de gravar em estúdio e rechear suas músicas com outros timbres.

Foi justamente uma destas bandas que nos proporcionou esta historinha exemplar.

Como me foi narrada por Pedrão:








“Cinco horas de pagode. Em 30 minutos já tinha abençoado o plug-in Pitch Shifter**, amaldiçoado os vocalistas, e apresentado as tarrachas de afinação pro menino do baixo.

Sejei justo’ (como diz meu jardineiro): o resto da banda era bacana, e o violonista tinha ótima harmona*** e swing. Então lembrei que, assim como meu jardineiro, Deus também é justo e é óbvio que não me deixaria sofrer por todo o período de 5 horas. E finalmente a gravina**** fluiu.

Só uma coisa ainda me incomodava. Uma das faixas era um cover do Exaltasamba, de uma música chamada ‘A Carta’, e na letra o compositor fez uma brincadeira com palavras e melodia, enquanto relatava a tal carta que tinha escrito. Por exemplo:

‘Entenda o que vou lhe dizer, dois pontos: Vem de volta pro meu coração exclamação!’

Deu pra entender? E assim a música ia, até que numa parte a letra dizia ...

...’ nem virgula vai separar nessa oração teu nome da minha paixão...’

Como é do costume no mundo do pagode, pra tudo existe uma coreografia. E, nesse caso, o cantor dançava a sua até para gravar - imaginando-se no palco talvez, vai saber. Acontece que sempre que cantava a tal parte, na palavra oração o cantor fazia o sinal da cruz!

Isto foi me dando nos nervos.

Já na minha saida, com o teclado no case***** e o cachê no bolso, ouvia pela última vez uma linha de cordas que tinha colocado na tal música e o fulano veio do meu lado. Não se contentou e novamente encenou a tal coreografia.

Aí resolvi falar:

- Cesinha, nessa parte da música, oração é frase.

E ele retrucou.

- Pedrão, meu querido, não interessa o tamanho da oração, e sim o que ela representa.”



Wehehehe


* os nomes foram alterados
** Pitch-Shifter: recurso do computador que corrige falhas de afinação numa gravação
*** harmonia, boa escolha de acordes
**** gravação
*****estojo do instrumento

2 comentários:

Denny Naka disse...

Hehe, adoro essas histórias contadas!

Cids disse...

HAUHAUHAUHAUHUAHUHAUHUAH

Essa é mais uma que vai pra aquela galeria das pérolas, junto com "aumenta o meu contorno", "eu mimitonei???????", e por aí vai... Ô DESGRAÇA... Feliz 2009!