quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

começa a mesa-redonda do oscar!

Primeiro, a minha agradável surpresa: descobrir que traduziu-se o título de Slumdog Millionaire aqui no Brasil para o simpático "Quem Quer Ser um Milionário?" Já gostei.

Aí as indicações: a briga feia ficou mesmo entre "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Quem Quer Ser um Milionário", um concorrendo a treze premios, outro a dez.

Assisti Benjamin Button na semana passada. (spoiler alert!)
Correndo um sério risco de passar por rabugenta, achei o filme absolutamente previsível. Bonito, claro, com lindos atores, a Cate Blanchett, pelo amor de Deus..., a Tilda Swinton sempre elegantérrima. Mas a cada cena, eu lembrava de outro filme onde eu já tinha visto a mesma coisa - e o desfecho era igual. De um modo geral, Benjamin Button, na estrutura narrativa, parece filho de Forrest Gump com o Paciente Inglês: ao invés de retardado, ele é uma criança num corpo de velho, o que dá quase no mesmo. Tem o amigo marinheiro-rude, a mãe sulista, a namorada de infância meio artista que está sempre dando pros outros menos pra ele, tem a fase em que ele resolve sair e correr o mundo e acaba participando de um momento histórico...
E aí, pontuando isto tudo, tem uma velhinha agonizante num leito de hospital, contando a própria história para a filha (Julia Ormond, que está a cara da Juliette Binoche, do Paciente Inglês, ahahaha).

Nem comentei dos efeitos especiais que fazem a Cate Blanchett ficar com 18 anos e dançar balé clássico e o Brad Pitt ter cara de 17 anos. Parece Final Fantasy. Mas esta é a parte legal. Só que eu não estava muito na onda do filme.


Quem Quer Ser um Milionário?, por sua vez, é tudo menos alguma coisa que eu já tenha visto. (spoiler alert!) Na verdade, ele sugere às vezes a influência visual de Cidade de Deus. Mas o enredo é uma maravilha e o jeito de contar a história - a partir de um interrogatório policial, que gera o flashback do jogo do Milhão, que gera os flashbacks da vida do narrador - é brilhante. Eu adoro os atores, adoro cinema feito com gente e texto e idéias, acho um sopro de ar fresco. E a música.... Uau!


Bom, sobre as outras indicações, eu só gostaria de protestar (é claro) pela não-indicação do Tom Cruise por Trovão Tropical! Foi uma das performances mais legais do ano passado, tão surpreendente que a maioria de nós só o reconhecia lá pelo meio do filme! O Robert Downey, Jr. foi indicado por Trovão Tropical, merecidamente, mas o coleguinha Cruise merecia ter ido junto.

Dica: se alguém ainda não assistiu esta maravilha, pegue Trovão Tropical no DVD. É o filme mais engraçado do ano passado. Com ressalvas para os espíritos mais sensíveis e delicados, pois é totalmente rude, incorreto e hilariante. Os extras são absurdos.

2 comentários:

Nara disse...

Anna,

dá uma olhada nesse blog, é de um amigo fissurado por oscares e tals; hehe, mas ele gostou do Curioso.

A moça perguntou, você vai ver qual, minha sobrinha disse: O curioso... parecia que estava escolhendo um pássaro...

hahaha


http://sozinhocomtodomundo.blogspot.com/

=D

st denis disse...

Vi um fime maravilhoso no canal FUTURA, Dolls. Um filme japones belíssimo, lida principalmente com a dimensão trágica da experiencia humana, com uma qualidade estética de extasiar. Se não me engano, repetem a programação amanhã, domingo, 25. Vale a pena. A propósito, hoje rola uma sessão pré-estreia de Ninho Vazio, q vc recomendou em uma das postagens sobre a Mostra de Cinema em São Paulo, ano passado.