quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

resgates

Por conta de uma inscrição num concurso, precisei ir atrás de um histórico escolar que nunca tinha ido buscar. Era um dos meus entrechos biográficos em que eu dava de ombros e dizia "pois é, foi assim mesmo", na falta de documentação melhor.

Morei quatro anos em Brasília, pouco depois que saí de casa. Durante estes quatro anos, cantei no coral da UnB, trabalhei nos empregos mais variados, morei em uns dez buracos diferentes dentro do Plano Piloto e estudei quase todos os dias na Escola de Música de Brasília.

Quando vim embora da cidade, porém, eu me fiz uma promessa muito séria: a de que nunca mais voltaria para lá de ônibus. (Quem já fez alguma viagem rodoviária para Brasília vai entender. Afinal, Brasília só fica perto mesmo é de Pirenópolis.) Sou boa de cumprir promessa e as promoções de passagem aérea para Brasília não me convenceram - até hoje. Então ficou muita coisa pra trás, inclusive todos os meus móveis, meus livros, e mesmo documentos, tipo meu histórico escolar. *

Então, hoje!, chegou o meu histórico escolar, pelo correio. Foram 8 semestres na Escola de Música - correspondente a um Curso Técnico. Fiquei olhando as minhas notas com um orgulho alegre (sempre fui boa aluna, fazer o quê?) e através do papel eu via os corredores e as salas e ouvia os sons e via até o Roberto Correia tocando viola na biblioteca, andando entre os livros e cantando "moreninha, se eu te encontrasse..."**

Fun Facts!(para mim, pelo menos): as duas únicas matérias em que eu tive zero falta foram canto (rá!) e musica de câmara (olha só..). E a matéria onde minhas notas eram sofríveis era piano erudito. Nhó... Este mal durou até a faculdade. Até hoje eu sonho que meu diploma está retido por causa desta matéria...


*Meus móveis e livros foram distribuídos entre meus amigos que ficaram em Brasília. Foi o jeito de eu ter certeza de que um dia eu vou voltar a visitá-los. Mesmo que agora eu nem lembre mais dos móveis, nem dos livros. ;-)

** O Roberto Correia era professor de viola caipira na Escola de Música, e também estava "lotado" na Biblioteca, à noite, que era o horário que eu estudava. Quando a biblioteca ficava vazia, ele ficava tocando e cantando. Foi ele quem me ensinou Benzim, que gravei no meu primeiro CD.

Nenhum comentário: