segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Meryl Streep no SAG

Ontem foi a premiação do SAG Awards - o Screen Actors Guild Awards. É o prêmio em que apenas os atores sindicalizados votam - e apenas nas categorias de atuação - nos melhores trabalhos de cinema e televisão do ano passado. É um prêmio muito conceituado e desejado pelos atores, por significar reconhecimento de seus pares - apesar de ter pouco impacto na indústria cinematográfica, ou seja, não se transformar em bilheteria, como o Globo de Ouro ou o Oscar.

Então, lá estava a Meryl Streep indicada a melhor atriz pela, vamos dizer, 20a. vez seguida*, como acontece todos os anos, quando, o Ralph Fiennes abre o envelope e diz: " e o Actor** vai para Meryl Streep"

Ela levou um susto tão genuíno que visivelmente quase caiu da cadeira. A platéia toda parecia aliviada. Eu fiquei aliviada. Já estava de saco cheio desta história de "ela não precisa mais ganhar nada" Como assim? Todo ano a mulher ia lá e ainda conseguia surpreender, arrebatar, e já estava ficando por isto mesmo, como se já fizesse parte das obrigações de ser Meryl Streep. Adorei.

Aí ela conseguiu subir no palco, às gargalhadas. Estava com uma blusa preta de tafetá, um rabo de cavalo simprinho e uma calça comprida confortável. E sapatos baixos. Ou seja, tinha ido para aparecer sentada na televisão! Quando conseguiu respirar, segurou o troféu, foi para o microfone:

- Se eu imaginasse que isto poderia acontecer, teria vindo de vestido! - e gargalhou de volta.


Foi a melhor da noite.

Curiosidades no SAG Awards

A indicação do Dev Patel para Melhor Ator Coadjuvante por Slumdog Millionaire. Dã. Se ele é o coadjuvante, quem é o principal? Os atores americanos ficaram com pruridos de indicar um garoto indiano imberbe e desconhecido para a principal categoria da noite? Ou foi alguma questão burocrática (ele não é sindicalizado e só poderia concorrer na categoria de coadjuvante, sei lá)? Afinal de contas, ele é só o personagem-título.

De todo o modo, o premio de Melhor Elenco - a premiação máxima do SAG, que não premia o melhor filme, mas o melhor desempenho em conjunto - foi para Slumdog Millionaire. Considerei este um resultado surpreendente, pois imaginava que Dúvida tivesse mais chances no SAG - afinal, falamos de um elenco com Meryl Streep, Phillip Seymour Hoffmann, Amy Adams, Viola Davis...



*Não sei quantas indicações Meryl Streep acumula ao longo da carreira. Parei de anotar quando ela superou as 14 da Katherine Hepburn. E na época da Kate Hepburn só havia o prêmio da Academia!

** O prêmio do SAG chama-se... Actor.



Aqui a lista completa da premiação.

Um comentário:

sozinho com todo mundo disse...

Sim, o "speech" de Meryl foi bem engraçado. O que acabou reforçando a chance dela no Oscar, já que os votantes estavam com os "ballots" ainda em casa.
Essa foi a sexta indicação de Streep ao SAG e sua primeira vitória.