quarta-feira, 23 de maio de 2007

dalton e outros seres

A Nara, querida, me propôs um desafio. Digo, ela me fez um convite gentilíssimo, para escrever um conto a partir de um trecho, uma epígrafe qualquer do Dalton Trevisan, escolhida arbitrariamente por mim mesma.

Peguei o bom Em Busca de Curitiba Perdida e parti, eu, em Busca da Epígrafe Perfeita. Dureza. O Dalton é um aforista, ainda que não fosse a primeira intenção. A síntese que ele persegue produz imagens indestrutíveis, quase pedras:

"Que fim ó Cara você deu à minha cidade
a outra sem casa demais sem carros demais sem gente demais
ó Senhor sem chatos demais
(...)
Curitiba é apenas um assovio com dois dedos na língua"

ou:

"Uivai, pedalinhos do Passeio Público"

Transformar pedra em areia, este é o meu receio.
...
E ontem fui ver a Badi Assad no SESC!
Badi está gravidíssima de nove meses, às vezes parava para reclamar que a neném estava chutando. Fez um dos shows mais lindos que já vi ela fazer. E um dos melhores shows que assisti recentemente. Emocionadíssimo, encantador, iluminado, mesmo.
Hoje ainda tem mais um. E ela avisou que é o último que faz, antes da Sofia nascer.
...
Anota aí que vai ser bom:
Magos Herrera vem ao Brasil na semana que vem e faz três shows em SP, segunda, quarta e quinta que vem. Depois ela vai tocar em Porto Alegre. E é só. Então vai atrás! www.magosherrera.com

Nenhum comentário: