quinta-feira, 30 de outubro de 2008

deeply drowsy

Um amigo meu, bailarino, que está cursando Faculdade Paulista de Artes (Cênicas), me pediu para supervisionar o trabalho do seu grupo na montagem de fim de ano. É uma cena de Brecht e eles querem encenar um trecho da Ópera dos Três Vinténs. Estou completamente honrada. E feliz. Vou ter com quem ouvir meus cinquenta discos de Kurt Weill e comparar as gravações e ainda vão me achar legal por isto!

Hoje foi nosso primeiro encontro e nós fizemos uma coisa da qual eu tinha uma vaga recordação: trabalho de mesa e investigação do texto. Discutimos motivos, razões intrínsecas, possibilidades, alternativas, hipóteses, discutimos e comparamos as traduções. Por fim, decidi que eles iriam cantar uma terceira versão, que eles mesmo escreveriam até o nosso próximo encontro. Eles saíram felicíssimos e eu fiquei. Leve e animada. Bom, né?

...

Aí - feliz que estava - peguei o resto da tarde e fiquei ouvindo musicais, com o volume no talo. Escutei Curtains e The Drowsy Chaperone, dois dos mais divertidos, da safra recente.

Aliás, gostaria de reparar uma não-menção indesculpável: em agosto, aconteceu em São Paulo uma encenação não-profissional de The Drowsy Chaperone, promovida pela escola Pulsarte, dirigida pela Olívia Mesquita e pelo Guilherme Terra. Foi uma dos trabalhos mais incríveis e felizes que eu já vi acontecer: os alunos estavam cantando, dançando e atuando; sobretudo, estavam se divertindo muito e oferecendo à platéia uma noite deliciosa. E a cerejinha foi a tradução que encontraram para The Drowsy Chaperone: A Acompanhante Lesada.

...

E não fui ao cinema.

3 comentários:

st denis disse...

Adorei esta postagem. E super recentemente assisti um starte - programa de cultura da globo news - q falou e falou de Kurt Weil e Brecht. Com participação de Cida Moreira, um ator/cantor bacana mesmo mas q não gravei o nome; Tom Waits e ... Amy Winehouse. Apresentaram tbém uma atriz cantora q estaria complentando 110 anos e que teria sido a introdutradutora de Kurt Weil e Brecht no palco cantante, Leni qqch. Senti falta de vc, de seu trabalho, na matéria. Vacilo da produção.

Unknown disse...

Imagino que você já o conheça, senão, vale a pena ouvir o cd de Maria Alice Vergueiro cantando Brecht/Weill lançado em 2007.
Free download!
Well, mais uma referência.
aí vão os links.
Um beijo.
Gil.

http://umquetenha.blogspot.com/2007/07/maria-alice-vergueiro-lrio-do-inferno.html

http://liriodoinferno.wordpress.com/2007/07/09/meu-cd-na-rede-de-graca-para-todos/

Anna Toledo disse...

Gil, muito obrigada! Não tinha este disco, não. Beijo grande.