sexta-feira, 31 de outubro de 2008

auto-ajuda-lhes

Um achado de Gilson Camargo


Terminei de ler Comer Rezar Amar. Devo ser a 4.895.796a. na conta da editora (comprei o livro).

Os portugueses não usam o termo "Auto-ajuda" para este tipo de livro, pois acreditam que ele serve para aconselhar outra pessoa. Chamam-no simplesmente de livro de "Ajuda". É uma constatação, senão óbvia, reveladora.

Estendendo este raciocínio, as viagens que a autora narra são, cada uma em sua medida, inspiradoras. Me envolvi mais com os episódios italianos, onde a observação da vida local e dos costumes dá o tom. Nos episódios seguintes, na Índia e Indonésia, creio que a autora foi por vezes bem-sucedida em manter uma narrativa emocionada, e rasa, muitas vezes, no anseio (genuíno) de explicar culturalmente povos muito mais complexos do que poderíamos querer. Creio que se ela apenas contasse como eles se comportam, sem tentar dar um motivo ou justificar seus atos, o livro todo ficaria mais interessante.

Em alguns momentos, quando o assunto toca as práticas espirituais, bem, eu não sei, pode ser um tipo de puritanismo meu, mas eu acho tão difícil escrever (bem) sobre sexo quanto descrever (bem) práticas espirituais. Acho que ela sabe disto, mas isto não a livra de nenhum clichê.

De todo o modo, é uma leitura divertida, pois a autora é muito bem-humorada. E, sim, muitas vezes é um livro inspirador.

2 comentários:

thais cavalcanti disse...

estou sem tempo de ler! constatei isto semanas atrás, mas ainda me dá uma dor no coração "dizer" isso em alto e bom som. me sinto uma criminosa.

st denis disse...

Karácolis, a foto de Gilson Camargo é muito massa, hilária e ... significativa eheheheheheheh. Outro dia eu a vi mas num arreparei total, fiquei na 'gestalt':imagens, luz, ângulo e outras bobagens. Agora é q realmente vi o q ele mostra. Demais!