terça-feira, 21 de outubro de 2008

diario da Mostra - parte dois

El Nido Vacío (Ninho Vazio)
de Daniel Burman

E vou falar sem medo que já vi o filme mais bonito da Mostra. Generalizando, os argentinos são mesmo mestres nas delicadas relações familiares - vide O Abraço Partido, O Filho da Noiva, As Leis de Familia, e estou esquecendo alguns bons, tenho certeza.

Este filme conta a história de um casal de meia idade, ele, um escritor consagrado e ela, sua companheira fiel, que parece ter abrido mão de uma carreira para apoiá-lo e criar uma família de três filhos adolescentes. O roteiro é uma jóia que se revela cada vez mais brilhante a medida que o filme se desenvolve. Deslumbrante.

Com Oscar Martinez e Cecilia Roth.


Rachel Getting Married (O Casamento de Rachel)
de Jonathan Demme

Estava na hora do primeiro filme chato aparecer. Este é um caso interessante: um filme que padece do mesmo mal do seu protagonista - narcisismo e autocomplacência. A protagonista em questão é uma garota chamada Kym (a irmã da Rachel), viciada em drogas e recém saída de um período numa clínica de reabilitação, direto para uma longa e penosa reunião familiar (o tal casamento do título). A história poderia ser muito boa e o filme conta com excelentes - excelentes! - atores. Aliás, eu só não saí no meio por causa deles. Mas a edição do filme é a coisa mais barriguda, flácida e preguiçosa que eu já vi nos últimos anos. O que me irrita muito, porque não precisava reescrever tudo, tinha um filme muito melhor ali dentro, era só editar decentemente.

O que não significa que sairia um filme espetacular, porque o roteiro também não vai fundo e fica na autocomplacência. Ah, e a trilha parece um disco interminável da Putumayo Records, só que num mau dia. Enfim. Não recomendo.

Com Anne Hathaway, Debra Winger e Bill Irwin.

Um comentário:

st denis disse...

estou achando ótimo observar a Mostra ajudada por vc. Gradecida gradecida gradecida. Vou ficar atenta ao Ninho Vazio: tbém gosto demais dos outros argentonos q vc listou. Na Mostra de 2007 vc destacou Across the Universe, e ele foi um dos filmes mais bonitos q assiti este ano, até agora.